Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

29 de abr. de 2013

A Teologia da Prosperidade


Olá irmãos umbandistas, como estão?

Hoje vamos falar sobre um tema interessante e que, ao menos para mim, parece árido e difícil de entender: a Teologia da Prosperidade.

A primeira vez que ouvi este termo foi durante um grupo de estudos espíritas que é ministrado no Centro Espírita Raio de Luz, em Itanhaém às sextas-feiras. Em meio às conversas este termo surgiu e atiçou a minha curiosidade. Fui buscar informações e mesmo assim demorei a compreender. Quem quiser aprender em uma fonte acessível (e por incrível que pareça, a menos complicada), veja no Wikipedia.

Em resumo, a Teologia da Prosperidade reza que Deus presenteia com fartura e riqueza quem tem fé Nele e cumpre com suas obrigações cristãs e é de bom tom que o cristão agradeça a boa vontade divina contribuindo com a igreja e sua obra. Na visão destes teólogos, ser rico não é problema, é sinal de aprovação de Deus e você deve agradecer compartilhando sua fortuna com a igreja.

Eu só consegui entender por completo o cerne desta questão quando, por acaso, assisti pela TV a um culto do Pastor R. R. Soares. O pastor estava fazendo o merchandising de sua TV a cabo durante o culto e começou a contar a história de uma mulher que ele conheceu enquanto ministrava um curso no Rio de Janeiro. O depoimento foi mais ou menos assim:

"A moça era uma lavadeira, tinha quatro filhos e um marido ébrio. Mal tinham o que comer em casa. Analfabeta, a coitada recorreu a Cristo e após dois meses em meu curso no Rio ela encontrou uma amiga e disse 'Deus me abençoou! Se você chegar lá em casa vai encontrar comida na panela, TV a cabo e geladeira cheia. Continuo sem saber a diferença entre o A e o Z, mas o sapato que eu quero eu tenho, a roupa que eu quero eu compro.'"

Este é o exemplo mais caro desta teologia. Você tem fé e Deus lhe recompensa com dinheiro, você agradece com dinheiro também na expectativa de ganhar ainda mais para poder ter tudo de material que você desejar. É um contrato divino. Não julgarei, cada religião com seu pensamento.

Mas na Umbanda, ao menos nos terreiros que conheço, pensamos diferente, pois sabemos que este mundo é apenas para uma transição. Aqui estamos para aprender e passarmos provações, estamos aqui para servirmos de instrumento divino através da prática da caridade. Pouco nos importa o tamanho de nossas contas bancárias. Claro que seria bom ter muito dinheiro na conta e ter conforto na vida, mas isso se faz trabalhando e não por milagre. A Umbanda me cativa justamente por pregar o desapego pelo material, por pregar o aprendizado que vem através do esforço. Na Umbanda os agradecimentos devem ser feitos em forma de sorrisos e preces, jamais com dinheiro. Nossos Orixás não ligam para isso.

Um comentário:

  1. O CIRCULO DOS NOVE é uma filosofia composta por 09 segmentos representativos do conhecimento do homem, onde o dogmatismo não se faz presente, entendendo que as ideologias religiosas devam tentar se reconciliar, não sendo a interferência “divina” na vida dos seres humanos e nas leis do universo, que irá definir o que acontece, mas, sim, a experimentação e o conhecimento, que oportunizarão o crescimento pessoal e individual.
    Estamos pesquisando e estudando, em preparação ao debate da Carta Magna oferecida pelo Movimento Nacional de Umbanda, de São Paulo, e acabamos nos deparando com um hino, chamado Hino da Umbanda Crística, de autoria de Iris Fossati Guimarães e Jerson D’Oliveira (provavelmente da década de 40/50), anterior ao ‘Refletiu a luz Divina”, concebido lá pelos meados de 60, de autoria de J.M.Alves.
    O Hino da Umbanda Crística, é cantado sempre no início dos trabalhos do Templo da Estrela Azul (em São Caetano do Sul-SP), Casa de Oração e Escola Umbandista fundada em 1937 e dirigida por Pai Juruá. Até então, é a única casa em que sabemos ter sido adotado.
    Sendo este primeiro hino, praticamente desconhecido, hoje o Maestro Bontzye Schmidt Sandoval, responsável pela nossa Oficina de Músical do Círculo dos Nove, fez um arranjo nos presenteando com esta relíquia histórica.
    Atenciosamente
    http://www.youtube.com/watch?v=RJ5oBmTZWqc&hd=1

    ResponderExcluir