Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

23 de mar. de 2011

O QUE É UMBANDA?


E alguém sabe? Conceituar a Umbanda é limitá-la a algo estático, coisa que ela não é. De todas as religiões que já tive a honra de seguir, a Umbanda é a mais flexível e abrangente de todas. Falo com conhecimento de causa.
Minha família é composta por pessoas de todos os tipos de religião, desde católicos fervorosos, católicos não praticantes, evangélicos, budistas, povo do candomblé e por aí vai até que toda essa mistura - em que já participei da maioria dos ingredientes - resultou no núcleo familiar umbandista ao qual faço parte. não sei dizer exatamente quando a Umbanda se fez presente entre nós, pois em minhas mais remotas memórias consigo pescar momentos como festas de Cosme e Damião, sons de atabaque e cheiro de charuto, doces e uma tia minha vestida de branco com chupetas na boca. Hoje - pasmem - essa mesma tia é uma de minhas filhas de santo, é meio surrealista até. Fato é que toda  minha família sempre teve um pé dentro do terreiro, nada mais natural tendo em vista que se todos forem sinceros admitirão que já foram numa casa de Umbanda, mas oficialmente o Portal dos Orixás - primeira vez que cito o terreiro que co-dirijo - nasceu do chamado do Senhor 7 Cachoeiras à minha irmã de sangue e Mãe de Santo para iniciar o desenvolvimento de seus futuros filhos. Não havia templo, não havia imagens, velas, vestimentas, atabaque ou qualquer ferramenta ritualística ali, nada além de uma mulher de fé e dois aprendizes que se doaram à doutrina umbandista. Se doar à doutrina quer dizer assumir sua condição de engrenagem na complexa engenharia da evolução do espírito rumo à perfeição, ter um objetivo maior que a sua própria existência e saber penará para conquistá-lo, atravessará encarnações semeando sem ter a intenção de colher. Aquelas três pessoas dentro daquele quarto plantaram e não sei dizer se todos os frutos daquela noite foram colhidos. Sinceramente, espero que não, espero que muitos ainda colham. Em breve narrarei mais do desenvolvimento da casa.
Em suma, Umbanda é indefinível porque ela se constrói conceitualmente a cada momento, a cada pessoa que passa a compô-la, ela abriga todas as religiões, é cristã, islâmica, indígena, africana, é o Orixá que reina em cada um. não dá para falar que Umbanda só acontece dentro do terreiro, com pessoas de branco e com fios de conta. Pois os trabalhos são uma celebração umbandista, uma fatia do ser umbandista.
Se você quiser, pode ler sobre o tema, fazer graduação em teologia umbandista, porém nada resumirá essa religião tão bem quanto a frase que o saudoso Padrinho da Federação Cobra Coral e Iansã sempre dizia:
"Umbanda não se define, a Umbanda é"

Nenhum comentário:

Postar um comentário