Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

8 de nov. de 2012

Se Deus criou tudo, quem criou Deus ?

criação-de-deus
Se Deus criou tudo, quem criou Deus ?

Nossa, começamos nossa leitura de hoje com uma pergunta que muitos religiosos, pensadores e filósofos torcem o nariz para chegar numa resposta ou concluir uma sugestão sobre o assunto. De forma boçal e resumida, segundo a gênese  tudo foi criado em 7 dias, antes não havia nada, era o caos e então fez se a luz, os elementos, o universo, as estrelas, galaxias, planetas, a natureza, os mares enfim toda a obra, tudo aquilo que existe, um dia foi criado. Crendo ou não na teoria da evolução, nas mudanças constantes do universo e da transformação evolutiva de tudo, algum dia a causa inicial foi feita, foi criada e passou a existir. 

No inicio, não havia o tempo, não havia o espaço, não havia nada se não o caos. Mas como assim se não havia nada, o que havia ?

Bom, realmente entender o caos, é ir a fundo num estudo metafísico e religioso, mas posso deixar de forma sucinta, retirando da semântica da palavra "caos", que isso significa a desordem das coisas, a nulidade da função, partindo dessa premissa podemos traçar uma linha de raciocínio para entender que quando lemos que "não existia nada a não ser o caos", estamos falando da ausência de um objetivo maior, de um porque. 

Já sabendo minimamente o que possa a vir ser o caos e a inexistência de tudo, já sabendo que Deus foi a causa primária de todas as coisas, quando então surgiu Deus, se ele criou tudo quem criou Deus. Se pensarmos de forma católica-clássica, veremos Deus como um ser idoso, de barbas longas e brancas, um rosto sisudo, traços fortes, uma túnica branca, alto, quase que um gigante e sentado num trono celestial. Essa forma humana, irá atrapalhar imensamente a ideia inicial que tentarei passar. Para pensarmos em quem é Deus o primeiro passo que devemos ter é eliminar essa imagem, pois se a mantermos nunca conseguiremos responder a pergunta feita no inicio do texto, também deveremos desconsiderar a ideia do tempo, uma linha continua com passado, presente e futuro, a forma ocidental de se pensar no tempo. 

Vamos pensar em "unidade" quando falarmos no tempo. As 3 últimas linhas que foram lidas no texto, ficou no passado, juntamente com o número 3 que leu no inicio da frase, a palavra frase que há poucos instantes era seu presente, agora já se encontra no passado, e as linhas que estarão a tua espera no final do texto, está no futuro. A medida que as coisa vão acontecendo, colocamos ela num estado chamado de passado, o que está acontecendo alocamos no momento presente e o que esta por vir fica num futuro próximo, quando observamos o tempo dessa forma, desconsideramos que o futuro e o presente é um momento único e dependendo do outro, seu próximo passo irá depender do passo que está dando agora e ele só foi dado porque existiu um passo anterior, foque se no agora, o agora é o presente, o futuro de um passado e o passado de um futuro, medite um pouco nisso e irá perceber o que quero dizer quanto a unidade.

Sendo então o tempo uma unidade única, em que presente, passado e futuro, estão unidos, Deus então não foi criado num determinado ponto da linha do tempo, pois afinal o tempo não tem um ponto de partida, pensar em como surgiu Deus é pensar na forma de tempo linear, o tempo em unidade sempre existiu, assim como Deus. 

Mas como é Deus então ? 

Mais uma breve ideia, um pequeno esboço, de algo que deve ser meditado e concluído por você, por cada leitor em sua particularidade. 

Pense no ar, o ar estão tão presente aqui no escritório em volta de minha mesa, como na sua mesa em volta de sua cadeira, ao seu redor, o ar está tão presente pra nós aqui em São Paulo, como para os leitores cariocas, assim também está para os leitores em Portugal e na China. Ele não é só presente para todos, como é o mesmo para todos, composto pelos mesmo elementos, não existe um espaço que o limite, que o impeça de estar entre todos esses espaços físicos que citei. Agora pense em Deus onipresente como o ar, ultrapassando os limites do ar, da água  de qualquer material que seja, presente aqui, ai, lá e em todos os lugares, assim como o ar ele é o mesmo, é único. Pense ele como o sentimento sublime do amor, a energia mais pura e renovadora do universo, ciente e consciente de tudo, harmônico e em perfeita combinação com tudo.

Caros leitores, deixei aqui apenas alguns princípios para refletirmos e meditarmos, nesse texto seria muita pretensão e ousadia da minha parte, concluir o assunto, dar o ponto final afirmando x ou y, deixarei essa pauta aberta para discussões e opiniões, pensa, reflita, pense novamente, pois agora, nesse exato momento também estou pensando sobre isso e sobre a imensidão que é Deus. 

Que Oxóssi, Iansã e todas as crianças iluminem e abençoem a todos os leitores. 

Grande Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário