Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

3 de set. de 2012

As diferentes fases de cada terreiro


Olá irmãos, como estão? Não raro algumas pessoas me perguntam o porquê de em minha casa não serem feitos uma série de rituais como o amaci, banho de cabeça, deitadas, coroações e casamentos. Via de regra eu respondo que os Orixás superiores não exigem, portanto eu não farei. em alguns casos chegam a me olhar de soslaio com ares de que "se não deita e não banha a cabeça, a casa não tem força" ou "esse Pai-de Santo não sabe nada" e até mesmo "por isso que os guias lá não se desenvolvem".

Como eu não gosto de dar respostas sem profundidade e simplesmente falar que eu não posso, por isso não farei não passava muita credibilidade, eu decidi meditar sobre o tema e tentar descobrir o que leva os templos de Umbanda adotarem rituais tão diferentes já que a religião é a mesma. A resposta que encontrei foi:

Religioes e templos são feitos de pessoas e cada indivíduo é único e precisa de tratamento especial. sabemos também que nessa vida encarnamos próximos de nossos afins e de pessoas as quais precisamos cumprir resgates cármicos. Com base nisso podemos concluir que os templos são constituídos por pessoas com certo grau de afinidade ou com problemas em comum, logo podemos agrupá-las e tratá-las de forma semalhante, certo? Sim.

Tudo é uma questão de ciclo. A humanidade vive atravessando várias fases e com os templos acontecem as mesmas coisas. Assim como Moisés recebeu os 10 mandamentos que eram proibitivos, ou seja, tinham a intenção de estirpar determinados hábitos da humanidade, a casa que eu ajudo a dirigir está em fase semelhante. Quando a assumi em tempo integral em Janeiro de 2011 eu defini o objetivo de, em vez de implantar novos hábitos, eliminar os maus costumes que antes imperavam naquelas pessoas. Eu entendi que não se passa ao nível avançado sem aprender o básico, ou seja, enquanto as pessoas não aprenderem a entrar e sair da casa decentemente, a fazer seus preceitos, cantar e orar com fervor e se dedicar ao grupo, não podemos inserir novas informações no contexto, pois estas novas ideias teriam 3 destinos possíveis:
  1. Seriam aceitas de forma mecânica, as pessoas executariam sem entendê-la;
  2. Seriam aceitas, mas corrompidas pelos maus hábitos não eliminados;
  3. Não "colariam", ou seja, com o tempo elas seriam ignoradas.
É como ir à uma escola (séria, de preferência): se você não souber a lição da 1ª série, não conseguirá chegar na 2ª, 3ª em diante.

Cada templo tem tem pessoas e fases distintas. Não vou passar para uma nova fase se ainda estamos longe de concluir a atual. Não acham?

Axé a todos e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário