Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

25 de abr. de 2011

VOU SER COBRADO?



A Dinâmica da fidelidade umbandista é algo curioso de se estudar, principalmente porque o grande erro do ingressado é seu foco. A grande maioria dos fiéis que conheço entram para a corrente por causas pessoais, entram por si, na esperança de resolver seus problemas familiares, pessoais e amorosos. Ou pior: acham que estar de branco "do outro lado da cerca" dá status, é bonito de se ver, poderão falar aos amigos que recebem em si espíritos, botarão medo neles...

Entrar para um terreiro é uma demonstração de fé como qualquer outra, a mesma demonstração dos monges, das freiras enclausuradas, dos pastores evangélicos, enfim de todo religioso. O fiel está lá para doar. Para se doar. Ao assumir a condição de médium umbandista a pessoa sela um compromisso com o próximo, com pessoas que nunca viu e possivelmente não verá em muitos anos, o fiel torna-se uma engrenagem numa complexa estrutura que move o mundo rumo aos patamares mais elevados da espiritualidade. A partir do instante em que é tomada a decisão de fazer parte da corrente e iniciar o desenvolvimento mediúnico, os guias espirituais começam a trabalhar no astral para que os necessitados encontrem o caminho até a fonte de caridade  espiritual que vibra na terra através dos templos e de seus médiuns.

É uma decisão muito complicada e deve ser tomada de forma sensata e criteriosa, o fiel deve ser alertado dos procedimentos e das condutas inerentes à nova missão assumida e certamente será cobrado por seus desvios, tanto por seus tutores na terra (Dirigentes Espirituais), quanto por seus mentores astrais.

Este é o grande ruído que impede o pleno progresso da consciência umbandista, o foco dos fieis estão nos benefícios pessoais em se tornarem ferramentas da evolução, pensam que ao ajudar seus problemas serão resolvidos, sendo que ajudar o próximo com vistas aos louros e tesouros frutos dos bens prestados não é caridade. E vale lembrar que Jesus disse "fora da caridade não há salvação".

O resultado disso são fiéis decepcionados com com  o estado estacionário de suas vidas, com a mesmice dentro do terreiro, com o fato de seus amigos não se espantarem mais por sua condição de médium e sua popularidade e status caírem por terra. Com isso o interesse pela religião se reduz e o fiel se afasta da obra e não honra seu compromisso, e todo aquele trabalho realizado no astral para ajudar os sofredores se perde.

Assumimos um compromisso com o mundo. Se somos glorificados pelo bem que fazemos, é compreensível que sejamos cobrados por dar as costas a quem necessita.

Axé.

8 comentários:

  1. Olá, era da assistência de um terreiro há 8 anos. De repente me levaram em outro terreiro e disseram a partir daí que eu tinha que desenvolver porque senão eu nunca iria construir uma família, que minha vida ia atrasar, enfim, tive que ser medium de qualquer maneira. Fiquei 2 anos como medium sendo proibida de fazer várias coisas na minha vida social, enfim de repente por motivos de saúde segundo o diriginte, ele fecha o terreiro e vira evangélico. Me decepcionei muito pois fui fiel ate o fim, cumprindo com todas as minhas obrigacoes, enfrentando a ira das outras pessoas, o preconceito. Sou hoje uma pessoa perdida, sem rumo, não consigo me relacionar com ninguém direito. O terreiro o qual me dediquei me "virou as costas" sem me dizer o q fazer, como sair...me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, sou Pai Cláudio Corrêa, criador deste blog. Por favor envie-me um e-mail para serumbandista@gmail.com me contanto melhor sua história e poderemos conversar melhor. Adoraria te ajudar, se Oxalá permitir.

      Excluir
  2. Preciso de ajuda. Entrei em um terreiro porque tinha umas crises convulsivas e não dava nada nos exames. Aí já me colocaram na gira e eu comecei a receber os guias. Mas não me perguntaram se eu queria. Tem 7 anos que estou desenvolvendo e meus guias vem e não falam, não dão passe...só fumam e bebem. O que eu faço? Posso sair? Será que sou médium de incorporação mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ja recebe sim vc é médium de incorporação... agora você precisa conversar com o seu pai ou mãe de santo porque isso de só beber e fumar e não falar e dar passes é muito estranho. Procure se informar.abraço.

      Excluir
  3. Olá tenho 2 meses que entrei para religião, é já estou querendo sair não estou me sentindo mas bem onde estou comecei a incorporar pouco tempo... nunca fiz cabeça nem chão posso sair numa boa? Será que a mãe de santo não vai me levar a mal e me jogar um feitiço, tenho medo disso... mas e melhor sair doque fica presa onde não se sente mas bem. .. se os pais de santo quiser mal para seus filhos que sai já demostra que nao é um bom ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com sua mãe de santo, diga que você não se sente bem e quer sair. Ela vai levar numa boa, tenho certeza disso.

      Lembre-se que dá para ser umbandista sem "vestir o branco", basta você ter fé e fazer a caridade.

      Excluir
  4. Olá estou me desenvolvendo faz um ano e por duas vezes já quiz sair do terreiro depois que entrei pra corrente comecei a ver as mentiras da mãe de santo pois pra ela td é dinheiro enrola todo mundo inclusive eu...por isso quero sair poderia me orientar todos que saem ela coloca medo e oque devo fazer com as roupas de entidade

    ResponderExcluir
  5. Oi bom dia minha sobrinha era do candomblé então ela começou a descordar de algumas coisas dentro do candomblé então ela resolveu sai hoje ela ser encontrar numa cama de hospital entre a vida e morte será que isso e uma punição por ela te saído

    ResponderExcluir