Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

25 de mar. de 2013

2 anos e 100 conversas depois...


Queridos irmãos e amigos umbandistas, como vão? Espero que estejam tão felizes quanto eu. Por que? Oras, porque hoje é dia de festa, é dia do aniversário do Ser Umbandista!

Antes de iniciar este texto eu resolvi reler o primeiro artigo que escrevi para vocês, no dia 22 de Março de 2011 chamado "Para início de conversa", com o intuito de fazer uma comparação entre o blog de "ontem" e o de hoje. Uma comparação um tanto idiota porque o blog é, na realidade, um ponto de convergência entre pessoas e ideias, então a comparação seria de momentos e pessoas, não do meio, do ponto de encontro.

Aquele primeiro texto foi uma declaração de intenções, uma síntese do que se podia esperar de mim e, por consequência do - até então - meu blog. A pós a releitura eu percebi que pouco mudei (ainda não sei se isso é bom ou ruim), continuo com uma postura vanguardista que deseja Umbanda mais enxuta e minimalista, livre de luxos, celebridades religiosas e toda a sorte de vaidades. Ao passo em que gostaria de resgatar a beleza original de nossa religião, beleza esta que reside nas casas pequenas, no pé no chão... Ainda sou aquele cara duro na queda, extremamente racional e cheio de regras. Feliz ou infelizmente.

Fato é que fiz o Ser Umbandista para falar de minha visão, deixar o meu recado sobre Umbanda a quem quisesse ouvir sem me importar se gostassem ou não. E para a minha surpresa as pessoas gostaram e a partir desse momento o blog deixou de ser meu para se tornar algo nosso porque vocês se tornaram a minha maior inspiração para escrever aqui toda semana. O que escrevo aqui é fruto do que vivo, das conversas que tenho, das memórias que os Orixás deixam em minha cabeça, das minhas angústias e erros, das pessoas que admiro e do contato que tenho com vocês leitores através do Facebook, e-mail, comentários nos posts etc. Hoje em dia eu não escrevo apenas para registrar memórias e opiniões, eu faço isso pensando na melhor forma de lhes transmitir uma mensagem.

Mensagens estas que ganharam mais vida a partir do ano passado, com a entrada de meu irmão de fé e amigo de Faculdade e de Santo, Rafael Arruda. Ele deu cara nova a este blog que padecia com o peso de meus textos, imprimiu nestes artigos o seu jeito falador e descontraído de ser, sua visão sobre a Umbanda (que é muito parecida com a minha) foi compartilhada com vocês na medida em que os questionava, que os trazia para dentro desse universo. Então passamos a nos conhecer mais e vocês passaram a contar com dois artigos por semana e todo mundo saiu ganhando. Nosso blog se transformou mais uma vez.

Este é o nosso artigo de número 100. Mais que um texto comemorativo, é um marco em nossa relação que ao longo desses 100 inesquecíveis encontros veio se transformando em amizade, em companheirismo, em uma família. Não há mais aquela coisa de escritor/leitor, hoje temos uma troca de experiências entre umbandistas e eu fico muito feliz em compartilhar com vocês o que aprendo.

Nesses últimos dois anos vocês conheceram muito de mim e do Arruda. Esperamos agora saber mais de vocês, então colaborem como quiserem, seja com perguntas, com relatos, com críticas... fiquem a vontade, pois o blog é de vocês!

Axé, Luz e feliz aniversário para nós todos! 

2 comentários:

  1. Eiiii é festa, vamos comemorar... Parabéns a você
    Rafael Arruda e ao Claudio Correa que nos fez refletir a cada texto e com certeza contribuiu para nossa melhora e evolução. Ao Claudio desejo que continue linha dura e cheio de regras, afinal a vida fora do centro também é regrada e se não aceitamos, não estamos preparados para enfrentar a vida....
    Que venham muitos e muitos textos maravilhosos, que Oxalá os abençoe a cada dia e a nós leitores tbm.
    Axé
    sua filha Valéria

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... Sou meio apegada ao número 2, sempre digo que é meu número da sorte... Esse é um dos meus blogs preferidos, foi criado a dois anos atrás, no dia 22, no mês de meu aniversário. Hahahaha. Paaaarabéns ao blog <3

    ResponderExcluir