Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

15 de out. de 2012

Eu superei meu medo da festa de Cosme e Damião



Bom dia irmãos, como vão? Hoje vou contar uma história sobre noss festa de Cosme e Damião.

Quem acompanha a mim e ao meu blog sabe que eu atualmente dirijo o Templo de Umbanda Portal dos Orixás, sabe que aprendo muito com todos lá e que toda gira é dia de festa de algum Orixá. Porém o que ninguém sabia é que a festa de Cosme e Damião me causava muito medo. Sim, medo.

Já enfrentei desafios enorme em minha trilha como zelador espiritual, boa parte deles fiz sozinho algumas vezes, semnenhum outro dirigente a me acompanhar. Já fiz festa de Exú, Preto Velho, Ogum, descarregos etc., mas a festa de Cosme e Damião eu nunca havia chefiado. Sempre que participei eu estava acompanhado de algum irmão dirigente ou de minha Mãe de Santo.

Esse ano o desafio estava maior do que nunca! Tínhamos o problema da falta de recursos, falta de pessoal e material, horário diferente do praticado nas demais giras do ano e eu estaria sozinho lá na frente. Como moro em cidade diferente da do terreiro, tento sempre controlar as coisas de forma remota e minha visão da realidade acaba sendo distorcida, ainda mais quando há o medo velado desta "novidade" para mim. Em minha mente nada daria certo, eu falharia, não haveria doces suficientes, ninguém iria.

Quando cheguei ao templo no sábado de manhã e me deparei com a casa pronta, chão lavado e polido, bexigas no teto, atabaques no sol e doces suficientes para fazer a alegria de um batalhão de crianças, sorri feito bobo. Não tinha como não sorrir. O bolo ficou lindo! Talvez o mais saboroso já feito por nossa sempre presente filha/amiga Alice. Tudo feito com simplicidade e carinho pelos filhos e amigos da casa. Perfeito.

Na abertura eu me tremia por dentro, mal conseguia lembrar dos procedimentos para iniciar a sessão tamanho era meu nervosismo. Mas tudo deu certo desde o comecinho, desde as bênçãos e o respeito da família que ajudei a formar naquela tenda, desde o "Boa tardeeeeeeeeeeeeeeee!" dado a nós pelas crianças presentes, desde sempre.

Como eu sempre digo: o terreiro é uma família, um organismo vivo que se modifica a todo instante. O sucesso ou o fracasso de hoje é resultado do trabalho realizado durante toda uma vida, dia após dia.

E graças a Deus estamos colhendo doces frutos de nosso empenho.

Axé a todos e ótima semana!

P.S.: a seguir, algumas fotos que tirei antes da festa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário