Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

8 de ago. de 2011

DESAPEGO



Quando Jesus disse "Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus" minha compreensão não se limitou à relação entre a riqueza e a salvação, acredito que Ele estava se referindo ao desapego das coisas e sentimentos carnais e só assim as portas do paraíso se abririam.

Não é fácil desenvolver esse desapego, nós mesmo levamos inúmeras encarnações para aprender e outras incontáveis para colocar em prática, mas uma coisa é certa: o desapego é essencial. Se libertar das mágoas que nutrimos contra aqueles que nos faltaram - sejam estes carnais ou espirituais - e se livrar do apego excessivo naquilo que pertence somente à terra, como o ouro e a carne é realmente de extrema dificuldade porque já nascemos sob uma cultura que prega a propriedade privada, vivemos sob o mantra do individualismo e de uma hora para outra simplesmente abandonar tudo aquilo que acreditamos para receber coisas intangíveis, invisíveis e (para os ateus) infundadas, como o amor e a salvação parece até loucura. E quando falamos que é mais recompensador doar do que receber? Loucura total! Impossível de fazer.

Não se muda da água para o vinho num piscar de olhos, é um processo gradativo. Comece se desapegando de algumas idéias, de certos dogmas como o de que um Orixá não erra, por exemplo. É uma questão de lógica: perfeito e soberano é apenas Deus, fora isso todas as criaturas da eternidade estão sujeitas a falhas em menor ou maior grau. Parece loucura, não é? Mas aceite isso e reflita, verá como seu horizonte se expandirá um pouquinho mais. É o primeiro passo.

Após isso tente traçar uma linha que divide seus sentimentos internos e externos ao templo, tente ter o mesmo e máximo amor, respeito e ternura por todos mesmo que um desses seja seu desafeto fora da casa. Ficará mais leve com esse gesto de grandeza e semeará a tolerância em muitos ali, tenho certeza.

A vida e o templo são como construções: vão crescendo a cada tijolo bem assentado.

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário