Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

21 de mai. de 2013

Os Guias ainda sabem o que se passa comigo?

Foto: Yuri Araújo


Olá irmãos umbandistas, como vão?

O texto de hoje - e provavelmente o próximo também - é baseado nos questionamentos de uma irmã que me enviou uma mensagem em nossa página do Facebook. Então sintam-se lives para nos enviar suas perguntas também!

Talvez tenha acontecido com vocês ou com algum conhecido o seguinte:

"Na primeira vez que fui no terreiro, o Guia me falou tudo sobre a minha vida. Tudo o que eu passei e o que eu ainda sofro. Mas agora eles são tão breves, parecem que não sabem mais o que acontece comigo."

Acho que já falei sobre isso algumas vezes, mas vamos reafirmar o conceito: a Umbanda não existe para realizar as coias para você. Muito pelo contrário, fazemos parte de uma religião que se propões a te ajudar a se conhecer e conquistar aquilo que você merece. Todos concordam? Então vamos prosseguir.

Este excesso de revelações iniciais se dão, a grosso modo, para "quebrar o gelo" da pessoa, para mostrar que a casa e o Orixá são confiáveis, que nós realmente estamos olhando por vocês e que partilhamos de seu sofrimento. É pirotecnia, eu sei. Mas ainda é muito necessária nos dias de hoje, não tanto quanto foi décadas atrás, contudo ainda precisa ser utilizada em alguns casos. Por que é necessária? Porque ainda existe preconceito contra a nossa religião (principalmente entre os umbandistas, o que me enoja) e as pessoas vão muito ressabiadas, com medo de encontrarem charlatões. Por isso as revelações.

Foto: Yuri Araújo
Conforme o tempo passa e as pessoas já estão mais integradas aos fundamentos umbandistas e mais conscientes de suas capacidades, não há mais necessidade de ficar retornando ao passado, brincando de adivinhações e mostrando poder sobrenatural. Afinal elas tomaram passes, comungaram de nosso axé e aprenderam coisas boas diretamente da boca dos Guias e estão cada vez mais aptas a mudarem suas vidas e seguirem seus caminhos espalhando as mensagens que aprenderam dentro do terreiro. Se tornaram umbandistas.

É por isso que no começo os Guias falam mais do que escutam e depois de um tempo eles mais ouvem do que qualquer outra coisa. Quanto você menos espera, já está colocando em prática o que aprendeu.

Agora, se é sua intenção chegar toda vez no terreiro, na hora do passe, e dizer "O que você tem para me dizer hoje?", me desculpe, pois você está perdendo o seu tempo. Como me disse certa vez o Sr. Marabô: "Quer respostas? Então saiba perguntar."

O tema do próximo texto será exatamente sobre a necessidade de tomar consultas.

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário