Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

10 de dez. de 2012

Festa de Iemanjá parte 1: os grandes esforços e o verdadeiro sacrifício

Oferenda para Iemanjá: um barquinho, flores e muita, muita fé!

Bom dia umbandistas! Todos na fé de Oxalá?

Este texto faz parte de uma série que escreverei sobre a nossa Festa de Iemanjá.

Irmãos eu estou cansado. Meu corpo está dolorido, minhas mãos com calos estourados, minha pele ardendo, minha mente esgotada. Apesar disso eu estou feliz, muito feliz!

Não por estar com dores, mas por meu coração estar leve como uma pluma, por minha alma estar lavada e por minha força espiritual e meus votos de amor à Umbanda estarem renovados.

Renovados no mar. Na força de mãe Iemanjá, a Grande Mãe dos orixás e dos homens.

Não é exagero eu dizer que este último sábado foi o dia mais corrido de minha vida, pois acordar junto com os primeiros raios de sol, comprar peixes, flores, montar o congá na areia (cavar, molhar e moldar a terra), firmar os pontos, acender velas e tochas, coordenar as pessoas... tudo isso em apenas um dia! É muita coisa, muito esforço para um só corpo. Seria pior se eu não contasse com filhos maravilhosos que compõem este terreiro pelo qual daria a minha vida, gente que assim como eu torrou no mormaço enquanto empunhava uma enxada ou buscava pesados e intermináveis baldes de água salgada, filhos que tiveram de se dividir entre seus empregos e a ajuda na edificação de nosso templo à Mãe Iemanjá.

Esforço físico aparte, até porque o sacrifício físico está longe de ser o ato mais louvável de um umbandista, o que me orgulha desta festa de Iemanjá foi a união das pessoas. O entusiasmo com que elas encararam este desafio, a doação a que se propuseram e a dedicação de cada um. Me lembro que antes de iniciarmos os trabalhos eu disse a todos - havia representação de 4 casas ali - que a festa de Iemanjá é o elo final de toda a corrente vibratória que construímos durante o ano, era o momento de fazer valer a pena, porque todos os orixás estavam presentes, o mar nos vigiava.

Perguntei: "Quem aqui vai doar todo seu axé em nome de Iemanjá?"
A Resposta foi um arrebatador "Odociaba!!!" vindo de médiuns fervorosos que aplaudiam e erguiam suas suas mãos. Foi tocante!

Foi exaustivo. Foi perfeito.

P.S.: Em breve postarei as fotos da festa em nossa página no Facebook

Um comentário: