Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

29 de out. de 2011

ERRATA


Falei semana passada sobre a busca por aprendizado, nossa missão aqui neste plano e a capacidade de encontrar Deus através de sua compreensão. Aprendizado. Vivendo e aprendendo com os acertos e, principalmente, com os erros. Todavia errar dói e para se defender da dor moral de um erro a consciência humana desenvolveu uma defesa: a negação. Todo mundo usa a negação, quando erramos logo damos um jeito de justificar o erro ou dar a ele aquela capa da boa intenção em que a atitude falha é vestida com o manto da necessidade. "Foi por uma boa causa, foi necessário" - sempre dizemos isso.

Eu faço isso quando erro, você também faz. É natural como qualquer outra reação de defesa humana, como um espirro para que o corpo se livre da poeira no nariz, como o arrepio que nos avisa que o frio é desconfortável, a negação tenta nos aliviar da culpa por uma bobeira ou um excesso cometido.

Contudo a negação nos impede de refletir? Não. O fato de sua mente tentar aliviar a carga da culpa, isso não mudará a mágoa que criamos, o desconforto gerado não pode ser esquecido e a cicatriz moral permanece. Então o fazer? Refletir sobre o impacto, se redimir e evitar que se repita, pois a reincidência é pior que o erro debutante, mostra total falta de consideração pelo próximo e também dolo pelo ato, já que a pessoa sabe e assume o risco de criar dano ao próximo.

Necessidade a parte, eu errei feio hoje. A mensagem foi correta, o meio foi desastroso e machuquei pessoas importantes para mim pessoal e espiritualmente. Para elas eu peço desculpas e dou minha palavra de não repetir o erro.

Sem negação, sem justificativas. Axé.

2 comentários:

  1. errar e humano, mas devemos respeito aos nossos superiores, se nao somos capazes de ter respeito a cima de tudo dentro de casa, quem dira fora dela......A vida me ansinou que devemos ser nos mesmos doa a quem doer, so estarao ao nosso lado quem tiver o mesmo pensamento e respeito pela vida e por si proprio, fora isto nao sao digno de suas desculpas...

    ResponderExcluir
  2. foi o o ato mas sensato que vc póderia tomar e acima de tudo vc está se desculpando pelo mesmo local pelo qual criou a situação... Só posso te dizer vc agiu o mais correto que podia, fique em paz com seu coração.

    ResponderExcluir