Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

24 de jan. de 2013

Quem faz a Gira também, é você.


Bom dia amigos, irmãos e leitores do SU. 

Salve nosso pai Oxóssi. 

Cá entre nós, fechem os olhos e imaginem se na seguinte situação. 

O cheiro de defumação por todo o recinto, aqueles pés que ficaram o dia todo dentro de um sapato estão descalços no chão, sua roupa branca e engomada impecável no seu corpo e você refrescado já pelo seu banho de ervas frescas aguarda o inicio dos trabalhos no terreiro. 

Quando menos espera ouve um sininho utilizado pelo dirigente avisando o início dos trabalhos e logo em sequência ouve:

"TUM TUM TUM TA TA TA TUM TUM TUM TA TA TA"

Aquele Barra Vento fino e afinado estralando alto no couro do atabaque seguido por aquela união de vozes cantando em uma só vibração.

"Oxóssi deu Oxóssi dá, Oxóssi deu pra quem sabe trabalhar..."

Por favor se forem imaginar essa cena, imaginem com todos cantando e batendo palmas juntos, ouça as palmas o atabaque e as vozes da pessoa, una isso com o cheio da defumação que falei um pouco acima, com o frescor do seu banho purificante, una isso a vontade maior de estar ali louvando o Oríxá, os caboclos e a Deus para a caridade, sinta aquele momento de êxtase, de nirvana dentro da gira de Umbanda. 

Quando você achar que está no ápice desse momento, ouve as vezes um, as vezes dois ou mais:

"Iêêêêêêêêêêê !!!"

"Iêêê Iêêê !!"

Aqueles caboclos de pena que chegaram de Aruanda, com todo aquele Axé, com toda aquela força, quando ai é você quem sente aquele arrepio na espinha, nos braços os olhos lacrimejam, somando se tudo o que já falei acima, o atabaque, o canto, as palmas, o banho, o brado dos caboclos, o arrepio e ai é você meu amigo quem da passagem pra aquele teu guia iluminado, que quando você de olhos sente-se com a aura expandida, grande, sia cabeça parece um balão.

Meu amigo, meu irmão, a gira não é feita de uma pessoa só, sem o Guia Chefe a gira não é uma gira, sem os Caboclos e seus médiuns a gira não é uma gira, sem os cambones a girá não é uma girá, sem a assistência a reunião será qualquer coisa menos uma gira.

O que traz a força, traz as vibrações em todo o trabalho é a Curimba, os atabaques, os pontos, os toques, pelo ritmo, pela união de todos cantando, pelas letras que fazem você em seu mental imaginarem a cena do caboclo atravessando o rio em cima de um barril, do caboclo atirando sua flecha, de Oxóssi indo a caça. 

Não deixe de cantar um minuto se quer, se doe, vá rouco para o trabalho no dia seguinte e se perguntarem o que houve responda de peito cheio com o axé das matas.

- Cantei até tarde no terreiro e fiquei rouco !

Que Oxóssi meu pai e Iansã minha mãe abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário