Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

7 de jan. de 2013

O que compõe a melhor gira do ano?

Olá umbandistas, como estão?

Em nosso primeiro texto de 2013 eu não falarei das pretensões desse blog ou de meu terreiro para o ano que se inicia, vou aproveitar o espaço para deixar um relato de como foi a última - e uma das melhores - gira de 2012, o nosso encerramento da esquerda. Na verdade esta foi a melhor porque foi a somatória de tudo o que vivemos durante o ano. É, foi a melhor, definitivamente.

Para quem não sabe, o terreiro que dirijo fica em uma chácara afastada de tudo. Para chegar lá são alguns quilômetros percorridos numa estrada de terra que em dias de chuva fica quase intransitável e naquele final de semana a chuva estava presente (e forte!) desde a quinta-feira, agora imaginem a situação do lugar. Eu e meus pais já contávamos com um cancelamento da sessão ou com uma gira feita por apenas 3 pessoas.

"É... eu acho que não virá ninguém nessa chuva, o jeito é você chamar o Sr. Marabô para fechar a casa, nos dar um passe e pronto. Encerramos o ano", disse meu pai.

A chuva não parava.

Foi quando ouvi som de carro no portão, o abri a lá estavam meus filhos espremidos no automóvel de um deles. Uma filha minha me disse "Eu e meu irmão estávamos vindo a pé. Não perderíamos essa gira por nada!" e eu ainda boquiaberto quando outros carro chegaram com visitantes, alguns deles vindo pela primeira vez à nossa casa.

O resultado foi uma gira descontraída, leve (embora de esquerda e com muitos descarregos), feliz, perfeita! Todos ali desempenhando o seu papel, com espírito de doação, com o corpo e alma leves de quem venceu barreiras para estar ali. Desse jeito despretensioso todos abriram suas mentes e seus corações para os Orixás trabalharem. Cantaram, se dedicaram ao máximo... me orgulharam como jamais haviam feito antes, e olha que a gira anterior foi nada menos que a Festa de Iemanjá!

O que aprendi dessa gira foi que quando superamos dificuldades e não pensamos em nossos próprios problemas, tudo acontece de uma forma magistral, cristalina, perfeita. Os guias querem simplicidade, querem desapego de cargos, indumentárias e grandes oferendas, querem filhos leais e de coração aberto. Só.

A alegria estava tão grande no plano físico e no espiritual que mesmo após os visitantes partirem, nós nos reunimos e iniciamos tudo de novo com os Guias da direita! Ninguém queria que aquela gira terminasse.

Faço votos que todas as giras sejam assim e todos os terreiros tenham filhos como os meus. axé!

PS: estão todos convidados para a nossa festa de Oxossi no Santuário Nacional de Umbanda.

A Festa de Oxossi do Portal dos Orixás será dia 20/1/13 no Santuário Nacional de Umbanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário