Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

30 de jan. de 2013

O que é Ser Umbandista ?

Boa tarde saudosos leitores, amigos e irmãos de fé.

Quantas vezes ao entrar no blog digitei a palavra "ser umbandista" no meu navegador e comigo pensava :

O que é realmente ser Umbandista ?

Ser Umbandista limita-se em ir nas giras do terreiro ? Em ficar na assistência esperando sua vez de tomar o passe e se consultar ? Ser Umbandista limita se a ser médium ? Dirigente ? Cambono ? Curimbeiro ou Ogã ?

Todos esses cargos, essas condições fazem de uma pessoa Umbandista ? Ter 7 Caboclos, 7 Baianos e Exus, ter uma infinita variedade de linhas e entidades ao dispor faz de uma pessoa um verdadeiro Umbandista ?

Obviamente que não! Nem isso, nem os anos de "branco" faz de uma pessoa poder vestir tal galardão. 

Assim como o terreiro não se limita as 4 paredes da casa onde se situa, ser umbandista não se limita a nada disso acima que citei. Infelizmente as vezes existem mais umbandistas na assistência do que na própria corrente, curimba etc..

Em outros momentos existem mais umbandistas nas igrejas evangélicas, do que nos próprios terreiros, em qualquer outra religião mesmo que não esteja relacionada a matriz africana do que nas tendas e casas espirituais, talvez tenham até mais umbandistas entre os ateus do que em terreiros.

Ser umbandista acima de qualquer dogma, doutrina, forma de trabalho e de culto, é ser e estar prontificado para a CARIDADE com base na humildade e no amor ao próximo, é entender que sua evolução não é diferente da evolução daquele que tem mais necessidades do que você, é entender e praticar que a evolução de um médium não está acima nem a frente da de um consulente que passa com seus guias. Posso até dizer que se for para pesar essa dualidade na balança, pode até ser que a evolução de um consulente esteja mais a frente do que a sua, médium trabalhador, afinal se você tem um missão árdua nos caminhos da mediunidade é porque seu histórico nas vidas passada lá não é dos melhores. Ser Umbandista é pegar na mão do próximo e dizer:

"Vem, vamos juntos eu vou com você ! " Ao invés de somente mostrar o caminho. 

Antes de qualquer conceito ou definição ser umbandista é praticar a evolução coletiva, perceber a unidade dos seres e a ligação de tudo com todos. 

Tomado disso ser umbandista é cultuar o chão onde se pisa ! Talves isso soe pra você até como um fundamento religioso, "cultuar o chão que se pisa". Não me refiro a Terreiro ou ao Ilê Axé, me refiro ao planeta terra, a natureza, aos seres humanos, somos todos parte de um único conjunto, o qual foi descriminado uma ação, uma missão, um aprendizado. 

Não ! Não .. não pense em missões particulares de cada ser, ou na sua missão com a espiritualidade, a síntese de toda e qualquer missão e sentido de vida que temos é: Saber vivermos em harmonia com todas as "diferenças" que possam a vir existir. O caminho para você praticar isso que talvez possa te dar o ar de que é uma missão especial e particular, designada somente a você, quando na verdade a missão de todos são iguais. 

Se você escolher a peregrinação nomade com base no amor ao próximo, tudo bem, sem problema nenhum ! Esse foi o caminho de Ghandi; se você através de sua mediunidade escolher o intercambio mediúnico para prestar a caridade, tudo bem também, Zélio Fernandino e Chico Xavier assim o fizeram. O caminho que escolher é o que menos importará, todos os raios de uma circunferência levam para um único ponto, um único centro, um único terreiro, uma úncia igreja. A da Caridade.

Ser Umbandista é simplesmente amar o próximo e estar disposto para que todos entendam isso.

E você ? É Umbandista ? 

Nós do SU, premiaremos com uma bela camiseta do nosso Blog as 3 melhores definições de Ser Umbandista segundo o texto acima. Para participar é só comentar no Blog ou no Facebook mesmo. 

Que meu pai Oxóssi aponte com sua flecha a direção e o caminho. 

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário