Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

18 de jun. de 2012

4 perguntas sobre ABSTRAÇÃO que farão você mudar sua visão sobre a Umbanda.


Abstrair significa "cortar os laços com o real", mas como realidade é um termo filosoficamente discutível, vamos substitui-lo por visível e tangível. Afinal julgamos real tudo aquilo que vemos e tocamos, mas realidade se limita a isso?

Em um terreiro, devemos confiar apenas no que nossos olhos e ouvidos percebem e nossa pele toca? 
A resposta é um visível e tangível (e bem real) NÃO. O que vemos em um terreiro são apenas as marionetes, pessoas sendo movimentadas por uma força invisível, porém tão real quanto seus "aparelhos" físicos. E é realmente este o maior desafio do umbandista: abstrair, perceber as coisas além dos 5 sentidos.

Como a nossa visão do mundo pode atrapalhar em nossa compreensão da Umbanda?
Temos a mania de vincular conhecimentos, ou seja, quando nos deparamos com uma situação nova, atrelamos a ela os moldes de situações conhecidas para minimizar nosso desconforto e assim adentrarmos de forma gradual neste novo campo do conhecimento. Só que, ao contrário do ideal, passamos a moldar o conhecimento novo conforme nossas experiências antigas, criando uma percepção diferente da que devíamos ter de fato.

E qual é esta percepção? Cite um exemplo.
É a de que pouca coisa na Umbanda se assemelha à nossa vida cotidiana, porque lidamos com o invisível, com planos superiores e muito mais adiantados do que o nosso. Os Guias estão a frente da gente nos indicando a cada palavra o caminho ideal a seguir: o do amor, da doação e da humildade. Coisas que muitas vezes nos negamos a fazer em prol de nossos interesses pessoais. Quantas vezes nos revoltamos na vida porque não conseguimos aquilo que desejamos? E quantas vezes nos revoltamos no terreiro porque um Guia ou dirigente não nos deu a resposta que julgávamos a ideal? É nessa hora que percebemos como tratamos o mundo de Umbanda (muito mais evoluído) como o mundo cotidiano (cheio de falhas e vícios).

E quais as consequências disso?
A vida é feita de escolhas. E nesse caso nos cabem basicamente duas:
  1. Acatar e refletir sobre a resposta e absorvê-la como ensinamento, mesmo que este nos seja amargo.
  2. Tapar os ouvidos e seguir adiante, afinal a trilha foi feita para nós e ninguém pode caminhá-la em nosso lugar. Nos cabe aprender do jeito mais fácil ou não.
Lembrem-se: somos senhores de nossas vidas, é um direito que Zambi nos deus quando criou nossas almas. E estamos aqui para aprender e nos livrar dos vícios, inclusive do vício de não abstrair.

Axé e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário