Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

27 de jul. de 2011

AOS MEUS FILHOS




Essa semana foi especial para mim, recebi muitos feedbacks de amigos, filhos de santo e ex-filhos de santo sobre a minha postura no templo e maneira de conduzir a casa. Os comentários variaram desde a frieza e distanciamento até a seriedade, comprometimento e amizade sincera com os filhos. Passei a refletir sobre isso.

No post passado dissertei sobre a impessoalidade das grandes casas frente à fraternidade das menores e é fato que o Portal dos Orixás tem nome grandioso e estrutura modesta, então será correto o meu distanciamento? Percebi que a resposta não é exata como um sim ou um não. Fato é que o ser humano vive de comparações: meu cachorro novo frente o meu antigo, minha namorada é ou não mais companheira que a minha ex, meu pai de santo é mais legal que minha mãe de santo? Enfim, estou encabeçando a equipe do portal recente e provisoriamente e é natural essa comparação. Afinal por mais que o discurso seja de continuidade, eu tenho visão diferente sobre a Umbanda e o trato com as pessoas em relação à minha Mãe de Santo. Já disse que não tenho o mesmo carisma ou a mesma candura dela, contudo ambas as fórmulas são de sucesso, cada qual para o seu público e não é a toa que sempre que há essa troca de gestão há também certo êxodo de fiéis e o retorno de outros. Há quem prefira o meu método e quem o deteste, tudo é uma questão de ponto de vista.

Não sou do tipo que deixa os filhos voarem prematuramente para novas e grandes jornadas, para mim o preparo é fundamental e ele vem com base na rigidez da educação cívica e religiosa em que os responsáveis pela espiritualidade figurativamente espremem os filhos. Não tenho dó de combater crendices inúteis, retirar os atabaques para que eles firmem suas cabeças no difícil silêncio, observo os erros e pergunto se sabem a forma certa para ver se a resposta será ou não verdadeira e, se mentirem, os ensino a maneira correta na frente de todos. É assim que eu vejo a criação de médiuns fortes e pessoas sensatas. eu chamo isso de médium cascudo, musculoso, firme, voraz.

Mas não sou tão duro assim. quem me olha no terreiro vê mais sorriso do que siso. Sou próximo de cada um ali, faço questão de ir cumprimentar a todos e congratulo sua evolução. Também seu pedir desculpas quando eu erro e principalmente quando o terreiro erra. E já errou muito com muitas pessoas que hoje me ouvem com mais atenção principalmente quando eu peço que voltem para o seio de seu lar espiritual, que sigam conosco para fazer do Portal dos Orixás uma casa unida e forte e assim multiplicarmos o poder da caridade. Aos meus filhos eu confesso: posso não ficar na sua casa perguntando dos seus problemas, posso não te convidar para batizar meu filho ou para ser padrinho do seu, posso não ir te visitar, posso não te ligar todos os dias, mas eu conheço seu sofrimento e oro por você todos os dias, pela sua família, por sua coroa e por sua proteção. Oro para que você esteja preparado para enfrentar os perigos de fazer o bem e que se sinta feliz por isso.

Este post é para vocês.

Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário