Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

13 de fev. de 2015

Devo fazer cursos sobre Umbanda?

Tudo o que aprendi começou com ela, minha mãe de santo.
Eu já havia dito aqui no blog que a graça da Umbanda é a sua mutabilidade, ou seja, ela está sempre mudando e agregando coisas novas. Acho que se não fosse por isso, dificilmente eu ainda estaria por aqui, mas estou, porque a Umbanda é linda e sempre aprendo algo novo com ela.

Em nossa página do Facebook me pediram para escrever sobre a importância de cursos preparatórios para os médiuns, pensei sobre o tema e estou aqui para falar sobre isso, mas antes de começarmos, gostaria que vocês lessem um texto que fiz recentemente sobre o Livro Sagrado da Umbanda e os perigos do repasse pouco honesto do conhecimento.

Eu julgo, além de justo, essencial essa transmissão de conhecimento, eu mesmo não crio dogmas e nem guardo segredo sobre o que sei, porque acredito que fá é acreditar naquilo que não vemos, mas não deve ser cega. E nem burra.

A partir do momento em que você sabe o que está fazendo e (principalmente) o porquê disso, você pode fazer melhor! Mas sou bem conservador neste ponto também, pois para mim esse repasse de informações deve ser feito dentro do terreiro, na comunidade a qual você faz parte. Como fazer isso? Perguntando para as entidades mais graduadas da casa, para seus irmãos mais velhos e pais de santo, em cursos ministrados dentro de seu terreiro.

E os cursos de especialização em Umbanda, são válidos?

Em minha opinião, não. Já falei aqui sobre como se tornar um pai de santo, não basta estudar, tem que receber o chamado. Essa lógica vale para todos os demais cursos e workshops que existem por aí, pois eles, para início de conversa, são pagos e eu não concordo com cobranças de qualquer espécie na Umbanda. Além do mais, cada casa tem a sua forma de fazer as coisas e ficar fazendo cursos por aí poderá macular essa transmissão de conhecimento entre o guia e seus médiuns, que é tão bonita em nossa religião.

Em minha casa, meu foco é ensinar as pessoas a pensar e agir de forma livre, mas dentro da doutrina do terreiro. Sem invencionices, tudo muito simples. Temos a nossa apostila (que você pode baixar de graça aqui) que contem o básico da doutrina, que são as preces, significados dos rituais, breve explicação sobre cada orixá e pontos cantados. Esta é a base sobre a qual iniciamos nossas discussões. Simples assim, porque é na simplicidade que a umbanda aflora.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

7 comentários:

  1. Qual o nome da página no Facebook? Quero muito participar.

    ResponderExcluir
  2. Falou bem de uma forma que eu apoio, esse negócio da fé que existe de vender cursos, está transformando a umbanda, a exemplo do que a universal fez com a fé evangélica,destruiu e virou uma bagunça.
    hoje vendem curso de 7 evas,de agumas pedras,e se não render, logo inventam outro, e já está virando uma exigência, se não fez o curso daquela escola famosa você não é um pai de santo ou não é umbandista.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que devemos estudar algumas coisas sobre a cultura da matriz,africana,saber sobre nosso catimbó,umbanda e tantas outras,estudar a história do surgimento da umbanda,sobre o caboclo mirim,o sete encruzilhada e tanto assunto que será útil como cultura da religião, mas existem coisas que só no dia a dia do terreiro,no contato com os guias , os irmão o pai ou mãe(dirigente)da casa.

    ResponderExcluir
  4. Minha vó não fez curso de ervas,mas sabia tudo de remédio caseiro,de ervas,lá do nordeste,uma pessoa simples que aqui em são paulo seria só mais uma "baiana"como dizem, mas uma pessoa de um conhecimento que hoje as pessoas tem que pagar em colégios de umbanda para aprender.

    ResponderExcluir
  5. Peguei sua apostilha,muito boa, muito bem elaborada e apenas com o que realmente interessa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, gostei da forma que vc trabalha.

    ResponderExcluir