Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

2 de jul. de 2013

A melhor herança que poderíamos receber de nossos ancestrais

Olá povo de Umbanda, como estão? Hoje falaremos sobre o grande legado de nossos ancestrais. sim, eu sei que a proposta deste blog é passar para os leitores uma visão vanguardista da Umbanda, contudo para seguir adiante de forma saudável, devemos respeitar o que de melhor o passado nos deixou.

Antes de iniciar nossa conversa, eu quero que vocês assistam este vídeo. Até o final e de coraçã aberto, por favor.



Assistiram? Eu gostaria que vocês deixassem nos comentários as suas impressões sobre o vídeo.

A primeira vez que ouvi este ponto eu estava no carro de nosso irmão Rafael Arruda, que também é autor aqui no Ser Umbandista, e me apaixonei logo de cara pela vibração, o toque simples e o amor que aquelas vozes transmitiam. Foi então que ele me contou que aquele áudio era de uma casa chamada Redandá. Um Candomblé de Angola (ou Candomblé de Caboclos) situado no interior de São Paulo há mais de 40 anos e que foi tema de um documentário. Claro que fui procurar no Youtube e encontrei aqui e aqui. Se eu já estava encantado em ouvir, ao ver me apaixonei.

Dá para ver nos olhos das pessoas seu amor pelos Orixás, sua simplicidade e doçura ao cantar, a entrega total às energias da corrente de orixás. E é exatamente ista a grande herança que nossos ancestrais africanos nos deixaram: o amor, a simplicidade e a dedicação à causa de nossa religião. Tá, somos de Umbanda e não de Candomblé, mas nossa fé é a mesma e nossa liturgia deriva em grande parte do Candomblé, principalmente da Angola.

"Tava dormindo e o tambor me chamou. Acorda brasil, o cativeiro acabou!"

Para você, umbandista que ainda chega no terreiro e fica esperando as coisas aconteceram, eu aconselho a seguir o que este ponto diz. Ouça o tambor vibrar e desperte, não faça de seu acanhamento (ou egoísmo, ignorância, medo etc.) um cativeiro sem fim. Cante, dance e se entregue à gira.

Vibre. É a melhor forma de demonstrar amor à Umbanda e respeito aos nossos ancestrais.


Axé!

Um comentário:

  1. o nossa fé vai alem do querer e sim procurar o ser aprendendo não julgar...a umbanda sagrada me traz a paz e o amor a todas as criaturas de olorum..abraços a quem é de axé

    ResponderExcluir