Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

30 de jul. de 2012

Na Umbanda ninguém é especial



Olá amigos, semana passada falamos sobre vaidade, missão e a obra. Hoje seguiremos falando um pouco mais sobre obra, ou seja, sobre o templo, a união umbandista.

Um templo não é simplesmente um edifício, um salão, ele é resultado da união de todos os membros em prol de um bem maior. Um terreiro é um organismo vivo! É composto de pessoas que buscam a paz e o conhecimento de como replicar a bondade por sobre a terra, não há protagonistas na obra. Não existem pessoas insubistítuíveis num terreiro, nem mesmo seus dirigentes. A obra por si progride independentemente das pessoas presentes, por mais que estas pareçam necessárias.

Vou dar-lhes um exemplo prático que me ocorreu neste último sábado: fizemos a nossa festa de exú em Itanhaém, local onde se estabalece o templo que ajudo a dirigir. Infelizmente dois dos três dirigentes da casa não puderam comparecer, mas isso não impediu a festa de ser realizada, como também não a impediu de ser - em minha modesta opinião - a melhor festa de exú que já participei, superando em muito a do ano passado que eu já havia considerado belíssima.

Vocês sabem porque eu considerei esta a mais bela mesmo sem dois dos médiuns mais completos de nossa corrente? Por alguns simples motivos como a união e o fervor dos membros presentes que se desdobraram para darem conta do recado, pela firmeza de cabeça que todos tiveram durante o descarrego, pela paz com que todos saíram do templo e pela objetividade com que as coisas se deram. Eu sei que todos os ausentes estavam presentes em pensamento, orando por nós. Seus guias estavam lá também, por isso os saudei com fevor, porque sei que os grandes feitos de uma gira acontecem num plano em que nossos olhos não alcançam.

Sei também que se um dia eu não puder estar presente, como já aconteceu várias vezes, todos os presentes farão uma bela sessão desde que estjam alinhados com o propósito da casa e da Umbanda. Desde que tenham desprendimento e simplicidade, pois na Umbanda ninguém é especial e ninguém é insubstituível. 

O valor não está em quem faz, mas sim no que é feito. Axé e uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário