Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

7 de out. de 2011

É D'OXUM


Amanhã será festa de Oxum, uma singela celebração que jamais estará sequer aos pés do que este Orixá tão belo merece. Sim, sou filho dela e com muito orgulho em dizer isso embora confesse que em 99% das vezes em que me dirijo diretamente à Oxum é para pedir perdão. Por tudo o que faço, me acho tão falho e indigno de minhas responsabilidades que a impressão que tenho é que a imagem de Nossa Senhora aparecida (sincretizada de Oxum) que guarda a entrada do lar que me abriga está sempre a me vigiar, me lembrando que sou filho Dela, que devo honrar a confiança em mim depositada, que devo amar como Ela ama e ter ao menos um pouco de sua doçura.

Paro para pensar e me dou conta que ao ascender o congá antes das giras, a cada Orixá eu faço um pedido, seja pela casa como um todo ou para a segurança dos filhos, mas só para Oxum eu peço perdão por minhas falhas e para Oxalá eu agradeço pelos acertos e oportunidades. Me remeto à situações longínquas como no dia em que confeccionei meu brajá de três fios na cor de minha mãe - azul marinho. A cada conta fixada no fio uma lembrança de meu despertar à religiosidade, das descobertas, das tristezas, das broncas e elogios. Quando Pai Peninha teve a confirmação: "És filho de Oxum". Ele até então guardado no manto de Oxalá aguardara tempos sem fim até a confirmação, contudo era visível um "eu já sabia" em seus olhos. quem é filho de Oxum sempre sabe que é, por mais que se recuse a acreditar, mas ela está sempre ali a nos observar guardando a porta, numa estátua na rodovia, nas contas azuis de uma guia, dentro de nós.

Não importando qual seja o seu Orixá de cabeça, se você sabe ou ainda não quem ele é, entre em contato com ele. Não precisa de oferendas, de velas ou de um templo. Busque-o dentro de si, afinal a Umbanda - a religiosidade em si - não é uma experiência introspectiva? Deus nos fez um grande templo, o local mais sagrado na terra com uma pequena centelha de sua divindade. Um terreiro nada mais é que a reunião orientada de vários templos, ou seja, a união de cada um de vocês.

Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário