Eu aprendi, com o tempo e com as pessoas que atendi e tive o prazer de compartilhar ideias no terreiro e na vida, que o ser humano tem, em uma divisão simples, três corpos: o físico, o mental/intelectual, e o espiritual.
O ser humano pleno é aquele que trata de todos estes corpos com o mesmo afinco e amor, expandindo sua capacidade de perceber o mundo e a forma como se situar nele, tirando o maior proveito do ecossistema em que vivemos, contribuindo com o todo.
O que são estes corpos e como a Umbanda pode lha ajudar a cuidar deles?
Corpo físico: é o seu corpo tangível, sua carne e ossos. Você precisa dele para interagir com o plano das coisas, com outras pessoas e seres. É o invólucro de sua alma. A Umbanda age aqui quando o plano espiritual passa, de alguma forma, a ser nocivo ao seu espectro físico, causando doenças, desconfortos e impedimentos motores. Salvo os casos em que o Astral permite cirurgias espirituais que curam males estritamente físicos, você terá de recorrer aos médicos terrenos para tratar de suas doenças. Lembre-se de se hidratar, se alimentar de maneira saudável e praticar atividades físicas, porque nosso corpo físico é perecível e dependemos dele pleno para realizarmos nossas tarefas de cidadãos e de espíritas também.
Corpo mental: o próprio nome já diz do que se trata, é a sua psique. Como anda a sua saúde mental? Você tem passado por situações muito estressantes? Como tem lidado com isso? No corpo mental podemos envolver, além da psique, o intelecto. Se o corpo físico é alimentado com comida - e sabemos que existem alimentos nocivos e outros que só fazem bem -, o seu mental/intelectual é alimentado por emoções, sentimentos e informação. O corpo físico excreta, em forma de fezes, urina, suor e outros resíduos, aquilo que não lhe serve. Você tem se livrado de sentimentos e informações que não lhe servem? A Umbanda é útil aqui no sentido de nos ensinar a termos empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar do próximo, uma vez que a lei do retorno (o que fazemos ao próximo volta para a gente, portanto não faça ao seu irmão aquilo que você não faria para si) só pode ser bem aplicada a partir do princípio da empatia. A busca constante pelo conhecimento (de si e do mundo) é um princípio da Umbanda, logo o nosso corpo mental se beneficia muito da vivência umbandista.
Corpo espiritual: aqui reina a nossa alma, nossa instância infinita. A Umbanda age prioritariamente aqui, tendo os corpos físico e mental como base da pirâmide que culmina no espírito (com corpo e mente sãos, você pode desenvolver sua espiritualidade de forma mais plácida e eficaz). A Umbanda, assim como as demais religiões, nos aproxima do plano espiritual através dos ensinamentos dos mentores do astral, do processo de incorporação e, principalmente, da prática da caridade.
Dediquei este texto somente à elucidação do que é cada um dos nossos três (há quem defenda que são mais do que isso) corpos fundamentais e como a Umbanda age em cada um deles. Mais adiante conversaremos sobre quais instâncias/atitudes além da Umbanda podem nos ajudar no desenvolvimento destes corpos.
Falarei também sobre o corpo integral, espero que gostem.