Na última semana nos reunimos lá no Santuário de Umbanda para celebrar Ogum. Meu terreiro, para quem não o conhece, é muito pequeno, temos cerca de dez pessoas em nossa corrente e naquele dia estavam presentes apenas seis.
Antes de iniciarmos o desenvolvimento, conversamos sobre o último texto que postei no blog, falamos sobre as coisas que devemos ponderar antes de intervirmos na vida de alguém, seja esta pessoa necessitada ou não. Discorremos item a item do texto, conversamos sobre suas interpretações e aplicações no cenário real, sobre casos que vivenciamos e que se aplicavam neste contexto. Enfim, foi uma conversa muito proveitosa.
Gosto desses bate-papos antes da gira, porque eles nos ajudam a abrir a mente e a nos livrar de certos fantasmas. Muito além disso, quando estamos numa corrente bem firme, mesmo que apenas durante conversas, os espíritos bons nos acompanham e, enquanto falamos e mantemos a vibração alta, eles vão agindo com e através da gente, ajudando pessoas necessitadas de amparo, quer elas estejam lá ou não, quer estejam encarnadas ou não.
A seguir eu transcreverei algo que meu pai me contou dias após nossa gira e que ilustra bem o que acabo de escrever acima:
"Bem que você havia dito na prece que 'nós não estamos aqui pela gente, que a caridade sempre é feita independentemente da quantidade' e foi exatamente isso o que aconteceu. Quando você incorporou, começou a entrar gente sem parar dentro da tenda, todas querendo conversar os Guias da casa. Foi lindo, parecia que os orixás tinham ido buscar as pessoas a dedo por ali. Por que, em meio a centenas de tendas, eles escolheram a nossa que estava tão vazia?"
De fato eu não me recordava de ter dito aquilo na prece (assim como não me recordo de muitas coisas que digo durante os trabalhos no terreiro), mas a afirmação estava correta, porque a caridade é sempre realizada, basta que estejamos unidos de corpo e alma, basta que estejamos preparados, pois assim nós pavimentamos o terreno para que os bons espíritos possam ajudar as pessoas. Neste caso, eles literalmente levaram as pessoas até lá e as ajudaram, felizmente.
Então, meus amigos, estejam sempre preparados, porque, por mais que sua gira esteja vazia de encarnados, a caridade será feita desde o plano físico até os planos mais sutis e imperceptíveis.
Axé!