Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

28 de ago. de 2013

Como definir a Umbanda?

O que torna a Umbanda única e especial?
Já disse várias vezes aqui que a Umbanda é bela por ser mutável, por cada terreiro ser único e incomparável, mas mesmo assim ser facilmente reconhecido como umbandista. Mas como tudo na vida tem seu lado negativo, comecei a refletir sobre os contras dessa liberdade conceitual que só a Umbanda tem e cheguei à conclusão de que isso abre campo para que qualquer um faça qualquer tipo de culto e diga em alto em bom som que aquilo é Umbanda.

Recentemente um amigo me contou que ia em um terreiro de Umbanda e que o Pai de Santo cobrou por uns trabalhos e como o rapaz não tinha como pagar, foi amaldiçoado pelo sacerdote: "Se não pagar o que me deve, vai perder tudo o que tem. Tudo mesmo!". Fiquei estarrecido e perguntei sobre o que era feito na tal casa e descobri que havia matança de animais, trabalhos feitos para o mal e por aí vai. Eu disse que aquilo definitivamente não era Umbanda. "Ele dizia claramente que era Umbanda sim, juro!", respondeu meu amigo. De fato esse é o grande ônus de não termos um Líder unificador ou um livro de códigos como a Bíblia. Não que eu seja a favor disso, porque definitivamente não sou, gosto da Umbanda livre como sempre foi, mas qualquer um pode se dizer zelador espiritual de Umbanda, infelizmente.

Perguntei em nossa página no Facebook:

O que define a Umbanda? O que a torna única?

Algumas respostas:

"A Umbanda é uma religião inserida na religiosidade cultural brasileira. É estruturada, moralmente, em 3 princípios: fraternidade, caridade e respeito ao próximo." 
- Wildner Soares.

"Caridade Pura e amor!" - Elida P. Wiazowski

Eu juro que esperava respostas que falassem em Orixás, sincretismo religioso, atabaque, Zélio Fernandino e por aí vai, mas descobri que a Umbanda não não é definida por métodos ou culto, ela é rotulada por seus propósitos: caridade, amor e humildade.

Sei que muitos lerão isso e dirão "Mas há muitas religiões que praticam essas 3 coisas e não são a Umbanda". E eu responderei que a Umbanda tem parte dessas religiões em si, porque ela é mutável, é agregadora por essência. A Umbanda traz para si as melhores práticas e condutas de todas as outras liturgias, é isso que a torna tão grande, difusa e encantadora.

Outras dúvidas surgirão, por isso quero que vocês as escrevam nos comentários para que eu fale mais sobre o tema e também sobre caridade, humildade e amor nos próximos textos.

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário