Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

4 de mai. de 2011

LÓGICA


Não há lógica na Umbanda.e esse é o pulo do gato, afinal de contas a Umbanda é natureza que por sua vez não tem nada de lógica ou racional, não permite previsões precisas por mais que nos esforcemos. Temos a mania de querer se antecipar às coisas, olhar para trás e tentar definir um padrão para os acontecimentos afim de arriscar os futuro. Na Umbanda não acontece isso, assim como não se prevê onde e qual a escala de um terremoto, não se pode prever quanto tempo um médium levará para se tornar auto-suficiente - isso se um dia ele conseguir isso. A chave da coisa é apenas viver.

Um terreiro é de certa forma uma escola, claro, mas uma escola para vida e não um centro formador de sacerdotes. Não há um plano de carreira no qual você se tornará cambone durante um período e depois começará a girar por determinado espaço de tempo para que em seguida seu orixá fale, beba, fume, dê passes até vencer o prazo para que o fiel integre a padrinhagem e se prepare para abrir sua própria casa. Erro de quem entre num terreiro pensando isso, de quem encara a administração de um templo como se fosse uma empresa, distribuindo cargos para motivar ou conter os ânimos dos descontentes. a função do terreiro - já disse - é formar pessoas, não sacerdotes.

Há, claro, quem seja predestinado a receber das mãos da vida o cajado e reunir um rebanho, mas estes são raros e para eles nutro um misto de pena e orgulho, pois a missão é dura e flagelante, deve-se abdicar de muitas coisas ditas doces e aceitar muitas outras ditas amargas, assim crescemos fortes no desconforto enquanto confortamos o próximo, apanhamos, somos obrigados a ver filhos virtuosos indo embora enquanto seguramos o choro para não demonstrar fraqueza aos rebentos mais jovens, recém ingressados. Me orgulho de quem aceita o cajado, esses sim fazem estadia no templo para desenvolver suas aptidões, se fortalecer e provar seu valor, mas são tão poucos...

Entre no templo, entre para a Umbanda com o propósito de ser mais um. Só isso. Você não é super herói e não vai fazer história, não vencerá demandas sozinho. Você é só um peixinho no cardume e isso é a coisa mais bela na Umbanda: o conjunto.

Certa vez o Sr. Exú Coroado disse: "O terreiro é uma árvore, nela a Mãe-de-Santo é o tronco que sustenta os galhos, que são os padrinhos, que seguram as folhas e frutos representados pelos médiuns. Quem recebe a luz do sol para alimentar a árvore são as folhas, os poucos frutos sadios cairão no chão e semearão para nascer novas árvores. Cuide dos seus galhos, cuide das suas folhas, cuide dos seus frutos".

Sou galho graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário