Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

14 de abr. de 2011

FAZENDO PEDIDOS



Até que ponto devemos reportar aos espíritos o que se passa em nossa vida? Qual o limite para a interferência espiritual em nosso cotidiano? A resposta mais acertada seria não há limites. Isso porque os bons espíritos vem ao nosso plano para nos ajudar em nossas necessidades e iluminar nosso caminho rumo à evolução. O limite em questão deve ser imposto ao fiel, não aos Orixás.

Conheço pessoas que afirmam não dar um passo na vida sem consultar um guia espiritual para saber qual a melhor atitude. Será mesmo necessário? Deus nos deu a capacidade de escolher nosso caminho e colher os louros de nossas vitórias ou amargar as derrotas, tudo com o propósito do aprendizado. A vida me ensinou que são os erros que nos ensinam melhor, porque a consciência humana funciona na base da comparação negativa, ou seja, é necessário perdermos para dar o devido valor ao que um dia tivemos. Se apenas acertarmos, as conquistas não serão tão valorizadas. É o que diz o velho ditado "É preciso chegar ao inferno para se dar conta que esteve no paraíso".

Fora o fato de que acertar vicia e gera comodismo e as consultas que geralmente se iniciam com grandes necessidades de paz, descanso, harmonia, acabam migrando para efêmeros desejos como dinheiro, afastar alguém do caminho e até coisas mais mesquinhas e impróprias que não convém abordar neste texto. O grande mal disso está em tomar o tempo não apenas da entidade, mas sim do próximo que realmente tem problemas mais dignos a resolver. Isso é negligenciar a real caridade, é fazer do egoísmo uma barreira ao progresso do outro.

Cada um tem seu caminho a trilhar com as próprias pernas, assim poderá realmente aprender. Pessoas que consultam as entidades a cada passo que terá de dar, não sentirão o gosto de fazer algo 100% com suas mãos, tornam-se dependentes e cegas aos benefícios das batalhas da vida. E ainda chegam ao cúmulo de culpar os Orixás por algum eventual passo errado que a própria pessoa vier a dar, acusando os bons espíritos por não terem avisado sobre o perigo. Parece um absurdo, mas são coisas que vejo por aí. O ser humano tem como reação ao fracasso o ato de negar-se o ônus da culpa, transferindo-a para quem estiver mais próximo na história, mesmo que seja um amigo espiritual.

O fato de o fiel entrar para a corrente ou simplesmente recorrer a uma entidade de luz sobre seus problemas não significa que nada dará errado. muito pelo contrário, se algo tiver de dar errado, certamente acontecerá, pois os guias espirituais são corrimões  nos guiar no caminho e não escudos que impedirão que algo de ruim aconteça. Se acontecer, reflita, aprenda com o fracasso e ficará bem mais forte. Certa vez Sr. Marabô me disse: "O amor nos dá a base, é o nosso alicerce, ao passo que a dor molda nosso caráter. O que definirá se o fruto da derrota será doce ou amargo é a nossa capacidade de aprender com a queda."

E cá entre nós, errar e aprender é muito mais divertido.

Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário