Páginas

Pesquisar

Google Analytcis

17 de jul. de 2016

Me sinto desconfortável no terreiro, e agora?



"Eu amo esta casa, é o terreiro que eu escolhi para me desenvolver, mas não consigo me sentir a vontade aqui".

É com esta frase que eu inicio o texto deste mês. Algo comum de acontecer e que pode te levar à questões mais incisivas como, por exemplo, se você está na casa certa.

Quando escolhemos um terreiro para ser o nosso lar de desenvolvimento mediúnico e espiritual é natural que a gente espere que tudo aconteça emocionante, acolhedora e maravilhosamente. É quase como em um namoro, não é?

E é exatamente isso! Quando a gente se apaixona e sabe que aquela pessoa é para a vida inteira, queremos estar com ela, crescer junto dela, criar uma história ali. Queremos que as coisas aconteçam. E é assim no terreiro também, com a exceção de que uma casa umbandista é muito mais complexa, por ser formada por várias pessoas, por ter uma história longa, por conta do dinamismo da Umbanda.

Se você, irmão ou irmã de fé, recém-chegou na casa que fez seu coração bater mais forte, vestiu o branco, mas ainda não se sente totalmente integrado à gira, o que lhe causa certo desconforto, não se preocupe. Meus conselhos para você são:

1 - Fale com seu zelador: é obrigação dele saber tudo sobre todos os filhos da casa, principalmente os mais novos, que requerem maior atenção. Seus zeladores saberão te acolher e sanar as suas dúvidas, acalmando a sua ansiedade.



2 - Canalize seu desconforto para algo positivo: a ansiedade para ver as coisas acontecendo é, na maioria das vezes, a mãe de todo desconforto inicial dos neófitos umbandistas. Utilize isto para buscar informação sobre a sua casa, os guias, o propósito da religião, sobre a importância de cada membro na corrente, sobre tudo o que você pode fazer no terreiro. Quem sabe se você é predestinado, por exemplo, à corimba, mas está canalizando seus esforços para o desenvolvimento na incorporação? Há muitas atividades no terreiro e tenho certeza de que você será útil em todas elas e isso vai lhe fazer um bem enorme!


Na Umbanda, 99% das coisas relevantes acontecem de forma invisível. E eu não falo apenas do plano espiritual, falo também do íntimo do médium (sua personalidade, controle de ansiedade, relacionamento interpessoal e vontade de aprender) e do plano das ideias, que é o conhecimento formado a partir das informações que recebemos.

E você, já passou ou passa por algo semelhante? Conte para a gente!